sábado, maio 14

RUI SANTOS, o Sr. "Isento"


Rui Santos

Há um comentador desportivo da nossa praça que, definitivamente mostrou, que enferma da mesma clubite encoberta de tantos outros, que por aí falam, quer seja na rádio, tv, jornais ou outros meios audiovisuais de comunicação de massas. Refiro-me neste caso ao "iluminado" Rui Santos, comentador desportivo residente de programas da SIC, em especial do programa Tempo Extra, que passa na SIC-notícias. Quem esteve atento a este último programa, exibido pouco depois da meia noite de hoje, ouviu este "cromo" da isenção clubística, falar acerca das hipotéticas razões que teriam levado Liedson a tomar a atitude que teve nos dois jogos frente ao Vitória de Guimarães e que levaram à sua exclusão em ambas as partidas contra o Benfica. Ora diz este senhor que as razões poderão ir desde o desinteresse do atleta pela competição nacional, em deterimento da Taça UEFA (o que morre pela base, já que isso não aconteceu na primeira volta em Guimarães), o medo pela não presença na UEFA por falta de condição física, cansaço ou possível lesão ou então, ora aqui está a "inocente" e "doutoral" opinião, que é diga-se, no mínimo hilariante: O Liedson não teria sido aliciado (ele atira mesmo a palavra corrompido) de forma a não enfrentar o SLB?

Que raio, será que um "iluminado" destes, inocentemente e passo a citar "sem querer fazer com isto quaisquer insinuações"(que inocente!!!!), em vez de tentar desestabilizar o conjunto de Alvalade, não se lembrou que a descompressão de um jogador de futebol, às vezes, mesmo para os mais experientes, começa nesse período de tempo? Que ali poderá ter estado a pouca experiência do próprio atleta, a sua ingenuidade, desconcentração momentânea, irreverência sul-americana??? Que direito tem um autêntico palhaço (sem ofensa para os verdadeiros artistas desta nobre arte)destes vir alvitrar, deforma tão isenta e inocente coisas tão graves para com um atleta. Quer com isto levar os adeptos do Sporting a pensar que o jogador assim fez para o ano não defraudar os seus novos patrões e que esses são o SLB?? Sim, é que é isso que pode levar o comum dos adeptos a pensar (não me espantaria até, dado o tipo de dirigentes que estão à frente de tão prestigiada instituição) que para a próxima época teremos o "Levezinho" a equipar de encarnado (eu acho que só se for no Manchester ou coisa que o valha, mas enfim....

É no mínimo um acto de falsa ingenuidade docomentador e só merece de minha parte um sentimento de verdadeiro nojo, legitimando assim que o trate como realmente merece. Se advoga para si o direito de assim falar de alguém dessa forma, aguente-se que eu advogo o direito de o chamar irresponsável, palhaço incendiário. Encobre atrás das suas palavras uma forma de terrorismo verbal que acicata os ânimos de adeptos, coisa que os dirigentes, jogadores dos clubes em confronto comseguiram fazer com que não acontecesse. Aquilo que tanto criticou acabou você, Rui Santos por fazê-lo"inocentemente". Por favor, deixe de ser incendiário e caia na real.

Cada vez tenho mais orgulho de ouvir esse Senhor da Comunicação que dá pelo nome de Fernando Correia que consegue, como ninguém, colocar todo o seu sportinguismo acima da verdade desportiva, homem dotado de uma capacidade de análise, visão, dinamismo e sobretudo, humanismo unanimemente reconhecido por todos.

Falo na qualidade de sportinguista, mas o mesmo digo de todos quantos como você fazem diáriamente análises que estão carregadas de mensagens clubísticas implícitas, que em nada abonam essa verdade desportiva que tanto afirmam defender.

Essa pose de Marquês falido, que é talvez herança da forma como vive o seu clubismo, é a imagem de uma das razões pela qual não conseguem dar o salto para o mundo real; é que, enquanto o SLB não deixar de viver do passado, olhar o futuro vivendo a realidade presente, serão sempre como um qualquer nobre falido, que da família, até a dignidade do nome tem em perigo, já que, vive de um passado de glória vivendo à sua sombra. Um pouco de humildade às vezes é a chave para o sucesso.

Que seja um bom derby e como diria esse outro grande Senhor da Rádio, recentemente desaparecido, Jorge Perestrêlo, que os Deuses do Futebol estejam com o espectáculo.

Sem comentários:

 

ESTE BLOG FOI OPTIMIZADO PARA VISUALIZAÇÃO EM 1024X768 Pixels em Google -Chrome,ver. 24.0.1312.57 m ©COPYRIGHT© de Júlio Vaz de Carvalho. ©COISAS 2004-2022, é um WEBBOLG da responsabilidade do seu autor, o seu conteúdo pode ser reproduzido, sempre que referidas as fontes e autores. Todos os textos, notícias, etc., que sejam da responsabilidade de terceiros (pessoais ou institucionais,serão devidamente identificados, sempre que possí­vel, bem como serão referidos os locais a partir dos quais poderão ser consultados no contexto original.Todos os trabalhos publicados por colaboradores do blog,podem ser copiados e divulgados, sempre que seja indicada a sua origem, não carecendo de autorização dos mesmos, caso aqueles assim o manifestem. COISAS é um Blog quase APOLíTICO e não se rege por ideias pré-concebidas unicamente apoiando causas de reconhecido interesse para a Humanidade, sempre que elas sejam isentas e objecto de reconhecimento universal que vão desde a luta contra os cocós dos Lu-Lus a minar os passeios à legítima pretenção de ver restaurada a Monarquia em Portugal.

Who Links Here