sexta-feira, maio 6

A Geração Esquecida/Erich Kahn



O Sintra Museu de Arte Moderna apresenta a obra de Erich Kahn, artista judeu perseguido pelos nazis - e, numa abordagem didáctica, também o contexto histórico e cultural da época. Recentemente comprado pela Colecção Berardo, o espólio agora apresentado de obras de Kahn compreende pintura, gravura, desenho e blocos de apontamentos. Até 2 de Outubro.
Kahn nasceu e viveu na Alemanha. Perseguido pelos nazis, esteve no campo de concentração de Welzheim e mais tarde refugiou-se em Londres, cidade onde acabou por morrer.
A mostra apresenta o contexto histórico e cultural da época através da exibição de fotografias e filmes ("Sob Céus Estranhos", de Daniel Blaufuks, e "A Palavra às Testemunhas", de Esther Mucznik). Esta vertente didáctica divide-se em três temas complementares: a contextualização histórica da vivência da comunidade judaica; a "Arte Degenerada", uma exposição organizada pelo regime nazi em Munique em 1937; e uma abordagem contemporânea: uma série de fotografias de Daniel Blaufuks referentes à emigração judaica em Portugal.
S.Po. (PUBLICO.PT)

Sem comentários:

 

ESTE BLOG FOI OPTIMIZADO PARA VISUALIZAÇÃO EM 1024X768 Pixels em Google -Chrome,ver. 24.0.1312.57 m ©COPYRIGHT© de Júlio Vaz de Carvalho. ©COISAS 2004-2015, é um WEBBOLG da responsabilidade do seu autor, o seu conteúdo pode ser reproduzido, sempre que referidas as fontes e autores. Todos os textos, notícias, etc., que sejam da responsabilidade de terceiros (pessoais ou institucionais,serão devidamente identificados, sempre que possí­vel, bem como serão referidos os locais a partir dos quais poderão ser consultados no contexto original.Todos os trabalhos publicados por colaboradores do blog,podem ser copiados e divulgados, sempre que seja indicada a sua origem, não carecendo de autorização dos mesmos, caso aqueles assim o manifestem. COISAS, é um Blog quase APOLíTICO e não se rege por ideias pré-concebidas unicamente apoiando causas de reconhecido interesse para a Humanidade, sempre que elas sejam isentas e objecto de reconhecimento universal que vão desde a luta contra os cocós dos Lu-Lus a minar os passeios à legítima pretenção de ver restaurada a Monarquia em Portugal.

Who Links Here