segunda-feira, janeiro 17

GENEA PORTUGAL - GENEALOGIA - Em busca dos Antepassados

Reunir toda a informação sobre Famílias portuguesas é o objectivo deste trabalho de recolha, tratamento criterioso e divulgação dos dados genealógicos dos portugueses e luso-descendentes.

Constitui este espaço um pólo de fomento da História, no qual se congregam activamente os interessados em Genealogia.

A vocação portuguesa deste trabalho não é limitada por fronteiras geográficas. Reconstruimos os caminhos que o sangue português percorre em todos os tempos e em todos os espaços. Bem assim, fixamos as informações genealógicas sobre as origens remotas dos portugueses.

Acessível desde Setembro de 2000 e sempre em contínuo crescimento, o Genea Portugal constitui hoje a maior base de dados existente sobre esta matéria. Pretendemos reverter as informações seguras reveladas por obras de referência, que ficam assim disponíveis para a consulta de um número mais alargado de pessoas, acrescentadas através de fontes fidedignas e conciliadas criteriosamente.

Connosco colabora uma equipa de historiadores, informáticos e especialmente genealogistas atentos ao despontar de um milénio surpreendente, no qual as transformações culturais e técnicas, da globalização à genética, em muito contribuirão com o esforço que aqui se desenvolve.

Respeitando a forma tradicional de fazer genealogia, utilizamos os meios que as novas tecnologias proporcionam, com vantagens decisivas, nomeadamente as que resultam do cruzamento de informação.

De todos os continentes, todos os dias, nos chegam contactos através de e-mails, cartas, sugestões de actualizações, alterações e correcções com novos dados, parabéns e críticas inteligentes, sempre bem vindas.

Além destes colaboradores, uma maioria que, de uma forma menos interactiva, percorre com afinco as nossas páginas, anima-nos a continuar e a aperfeiçoar este trabalho.

O Fórum do Genea Portugal também é neste momento dos mais importantes centros de contacto existentes entre genealogistas e interessados neste tema. Não deixa de nos surpreender a quantidade e a qualidade de informações ali trocadas, muitas delas inéditas. Moderamos no Fórum debates técnicos dos quais têm surgido conclusões inestimáveis e verificação de matéria publicada nas fontes fidedignas.

A enorme responsabilidade de servir um público tão atento e interessado impele-nos a pedir desculpa por faltas e falhas que necessariamente existe numa obra desta dimensão. No entanto, este pedido vai acompanhado de um outro: quando derem por elas digam-nos. Em todas as páginas reservámos um campo para isso, assim como para a comunicação de actualizações relativas ao respectivo registo.

Na origem deste site estão dois trabalhos não publicados: "Genealogia da Casa Real Portuguesa" e "O Sangue dos Braganças na Europa". Isto explica, em grande parte, o desenvolvimento da descendência europeia, tanto de D. Afonso Henriques como do 1º duque de Bragança. Explica também que muitos dos nomes das pessoas identificadas venham acompanhados de bolas coloridas. Tendo por mote a afirmação do ilustre genealogista D. Luis Gonzaga de Lancastre e Távora, marquês de Abrantes, segundo a qual não haverá um português onde não corra sangue de D. Afonso Henriques, todas as pessoas aqui tratadas de que se conheça essa ligação, por remota que seja, ao primeiro rei de Portugal, vão identificadas com uma bola azul - . Uma bola dourada - - identifica todos os descendentes do primeiro duque de Bragança que, também ele, por sua vez, descende de D. Afonso Henriques.

Guarda-Mór - Edição de Publicações Multimédia, Lda.
http://genealogia.sapo.pt/home/apresentacao.php

Sem comentários:

 

ESTE BLOG FOI OPTIMIZADO PARA VISUALIZAÇÃO EM 1024X768 Pixels em Google -Chrome,ver. 24.0.1312.57 m ©COPYRIGHT© de Júlio Vaz de Carvalho. ©COISAS 2004-2022, é um WEBBOLG da responsabilidade do seu autor, o seu conteúdo pode ser reproduzido, sempre que referidas as fontes e autores. Todos os textos, notícias, etc., que sejam da responsabilidade de terceiros (pessoais ou institucionais,serão devidamente identificados, sempre que possí­vel, bem como serão referidos os locais a partir dos quais poderão ser consultados no contexto original.Todos os trabalhos publicados por colaboradores do blog,podem ser copiados e divulgados, sempre que seja indicada a sua origem, não carecendo de autorização dos mesmos, caso aqueles assim o manifestem. COISAS é um Blog quase APOLíTICO e não se rege por ideias pré-concebidas unicamente apoiando causas de reconhecido interesse para a Humanidade, sempre que elas sejam isentas e objecto de reconhecimento universal que vão desde a luta contra os cocós dos Lu-Lus a minar os passeios à legítima pretenção de ver restaurada a Monarquia em Portugal.

Who Links Here