FOGOS?!? Afinal a culpa morrerá solteira. C'a g'anda gaita
Pá!!! Estive dois ou três dias afastado do ciberespaço e emperrei! Também é bom ter uns momentos de descanso cibernético e enfrentar o mundo mais cru e "palpável", além de desenferrujar a língua com os amigalhaços lá do interior.
Mas, vejam lá, para azar, foi só chegar a Castelo Branco e zás... Alguns dos Amigos não podiam estar presentes numa calma tertúlia nas novas (e por certo excelentes) esplanadas da cidade, já que, sendo bombeiros, a rapaziada lá estava toda, mobilizada no combate a mais um incêndio que "limpou" alguns dos hectares (dos poucos que restam para arder). Raios, se fizessem o trabalho todo logo de uma vez, escusavam de andar às mijinhas a chatear a malta!!! Ca g'anda gaita!! Quer um tipo confraternizar e tem de levar com estes grupos!! Sempre podiam atear os fogos lá para o Natal, que aí a malta escusava de andar a fazer as fogueiritas nos adros das Igrejas, como soe fazer-se na minha Beira Baixa.
Brincadeiras à parte, esta me*** dos incêndios, de tão confrangedora que é a situação por aquelas bandas , corre o risco, mais que nunca, de deixar de ser um "defeito" de ordenamento para ser um real "feitio" a que todos se acomodam. Senão vejamos a quem aproveita a tragédia, que não é de alguns, mas sim de todos e tirem-se as conclusões. Ah! Aqui incluo muitos dos sectores da comunicação social os quais, quer o neguem ou não, imploram por notícias fáceis (os directores da TVI ficaram "indignados" por não conseguirem um directo do Convento do Beato a arder devido à celeridade dos bombeiros), para explorar a miséria de uns e os tristes e dolorosos queixumes de tantos que continuam à espera que o estado limpe matas ou tome providências que deveriam ser deles próprios, os proprietários e não desse mesmo estado. Veja-se aliás o exemplo das florestas de que são proprietárias as celuloses. Raramente se vê uma dessas matas ser consumida por incêndios florestais e se tal acontece, o seu ordenamento minimiza os efeitos devastedores do fogo.
Ora, se sou obrigado a inspecções periódicas ao meu veículo, à manutenção do meu imóvel e a um sem número de acções na minha esfera privada no sentido de minimizar um sem número de resultados funestos para mim e para terceiros, porquê a não conscencialização de quantos, sendo proprietários, não têm essa preocupação no que diz respeito à floresta?
Depois, não venham dizer que a culpa é só do governo, ou dos bombeiros, ou de quem convém atribuir culpas... De quem não é, sei eu, muito bem, podem ter a certeza que sei...
FOGOS?!? Afinal a culpa morrerá solteira. C'a g'anda gaita (isto para não repetir MERDA!!! já chega!!)
Tenham uma excelente semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário