DOBRADINHA FOI AQUI...
29-05-2005
Dobradinha no andebol!O Sporting conquistou a dobradinha no andebol, depois de bater o Francisco da Holanda na final da Taça de Portugal de andebol por 27-26. Os “leões” já tinham vencido a Divisão de Elite. É a terceira Taça de Portugal consecutiva e a 12.ª na história do Clube.
Nos últimos cinco anos os “leões” veenceram por quatro vezes a competição. O primeiro quarto de hora da equipa “leonina” foi incaracterístico, com o ataque a sentir muitas dificuldades para ultrapasar o 5+1 defensivo do Francisco da Holanda e, quando o fazia, não conseguia concretizar.
Por seu lado, o sector recuado sentia muitas dificuldades perante a combinação central-pivot do adversário e aos 15 minutos o Sporting perdia por 5-7. A partir daqui deu-se a reviravolta, devido ao maior acerto e profundidade defensiva dos “leões” e exploração do contra-ataque, que permitiu passar para 11-7 e 14- 10 ao intervalo, fruto também da melhoria no ataque planeado.
O Francisco da Holanda arricou tudo no recomeço, apostando no 4+2, com marcação individual a Pedro Gama e Inácio Carmo. A jogar quatro para quatro, os “leões” mantiveram a serenidade e acabaram por não perder a vantagem.
O Sporting manteve três golos de diferença até aos cinco minutos finais, quando duas exclusões seguidas de Milan Storh permitiram que o adversário aproveitasse a vantagem numérica, reduzindo para 27-26. A 30 segundos do fim Pedro Jerónimo, isolado, remata contra o guarda-redes e permite o contra-ataque adversário, que podia determinar o empate.
A três segundos do apito final a dupla de arbitragem assinala um livre de sete metros contra o Sporting, que Miguel Fernandes defende. Os árbitros mandam repetir o livre, sem que se percebesse muito bem as razões, e Miguel Fernandes volta a defender o remate de Cláudio Mota.
Um final empolgante, com o guarda-redes Miguel Fernandes a estar no centro das atenções, ao defender por duas vezes o livre de sete metros que podia ditar o prolongamento.
Texto: António Ramos
Fotos: Pedro Cruz
IN: SITE OFICIAL DO SCP
Sem comentários:
Enviar um comentário