Morreu Jimmy Smith
MÚSICA DE LUTO
2005-02-09 - 22:00:00
Morreu Jimmy Smith
O organista Jimmy Smith, pioneiro de uma profunda alteração no som do jazz ao popularizar o tom eléctrico do seu órgão Hammond B-3, morreu esta quarta-feira, na sua residência em Scottsdale, Arizona, EUA. Tinha 79 anos de idade.
A morte deste ícone do jazz foi anunciada pela sua editora discográfica, a Concord, segundo a qual Jimmy Smith morreu de causas naturais.
Nascido em Norristown, Pennsylvania, a 8 de Dezembro de 1925, Smith inaugurou uma nova era no jazz com o seu órgão Hammod B-3, no final dos anos 50 e princípio dos 60, revestindo também os blues, o R & B, o bebop e até o gospel com uma nova roupagem que acabou por ser rotulada de "soul jazz", um discurso musical que fundou e que teve imitadores e seguidores.
"Quem quer que seja que toque órgão é um descendente directo de Jimmy Smith", afirmou, ainda o ano passado, o organista de jazz Joey DeFrancesco. De acordo com o mesmo músico, Jimmy Smith foi um pioneiro musical que já fazia nos anos 1956 e 1957 experiências semelhantes àquelas com que John Coltrane revolucionou o jazz na década de 60.
A síntese pode ser encontrada nas palavras escritas por Gene Seymour em "Oxford Companion to Jazz". E citamos: "Apesar de não ter sido o primeiro a levar o órgão eléctrico para o jazz, Jimmy Smith deu ao instrumento o poder expressivo que Coleman Hawkins e Charlie Parker deram aos seus respectivos saxofones".
A música está de luto...
fonte: correiodamanha, ed. on-line
Sem comentários:
Enviar um comentário