domingo, junho 5

43 títulos nacionais



05-06-2005
Atletismo

43 títulos nacionais já cá cantam

O atletismo do Sporting, quer em masculinos quer em femininos, voltou a dar mais um sinal de estar ao mais alto nível. Se na passada semana, os atletas verde e brancos tiveram um comportamento brilhante na Taça dos Clubes Campeões Europeus, desta feita os “leões” sagraram-se campeões nacionais.

A equipa masculina de atletismo conquistou em Leira o 43.º título nacional, o nono em dez anos. No que diz respeito à formação feminina, o Sporting venceu o 36.º campeonato, sendo que as atletas “leoninas” não sabem o que é o sabor da derrota nesta prova há 11 anos, o que significa que desde 1995 até 2005 o Sporting “limpou” todos os campeonatos nacionais. O atletismo, no espaço de uma semana, transformou o seu vigor em resultados desportivos, sinal de que a modalidade já deu e continuará a dar ao Sporting títulos importantes e a notoriedade que o Clube merece a nível nacional e internacional.

A equipa de masculinos do Sporting somou 156 pontos, ficando à frente de FC Porto e Benfica, que conquistaram 116 e 115 pontos, respectivamente. A formação feminina ficou com 147 pontos, deixando para tás o JOMA e o CAM, com 113 e 105 pontos.

De salientar que os homens ficaram em primeiro lugar por 11 vezes, com Rui Silva e Francis Obikwelu a repetirem a façanha, já que ficaram em primeiro nas provas de 1500 e 3000 mil metros e nos 100 e 200 metros, respectivamente.

As “leoas” ficaram em primeiro por nove vezes, ocuparam a segunda posição por quatro vezes.

Classificação geral masculina

1.º SPORTING – 156 pontos; 2.º FC Porto – 116; 3.º SL Benfica – 115.

Classificação final feminina

1.º Sporting – 147 pontos; 2.º JOMA – 113; 3.º CAM – 105

mais em: sporting on line

terça-feira, maio 31



Esta foi a resposta de Adolfo Luxúria Canibal (vocalista do grupo Mão Morta) à questão levantada sobre os preços serem mais caros em Portugal que no resto da Europa:

"Mas a culpa é só nossa, dos portugueses!

Nós é que temos o culto do caro, resquício de um velho complexo de inferioridade e sintoma de povo novo-rico(sim, apesar de tudo, apesar de sermos os mais pobres da UE - pelo menos antes do último alargamento) , o que é certo é que grande parte - a maioria? - da nossa classe média tem ascendência campesina e há quarenta anos andava de pé descalço).

Nós é que achamos que se não for caro não tem qualidade, envergonhamo-nos de achar caro ou de pedir mais barato, que nos tomem por pelintras...

Nós é que temos o culto das marcas, tanto maior quanto mais caras surjam no mercado, culto esse que no estrangeiro está circunscrito aos suburbanos e aos grupos étnicos deixados à margem, como forma de afirmação social.

Nós é que criamos a aura dos produtos caros como sinónimo da alto standing, como sinal de pertença a uma élite, como prestígio. E qualquer aprendiz de marketing percebe imediatamente isso, percebe que no mercado português uma marca ou um produto impõe-se pelo preço excessivo, ganha renome não pela qualidade mas pelo preço, com a vantagem dessa estratégia ainda aumentar a margem demais-valia para o fabricante ou vendedor.

A FNAC é um exemplo, com os discos à venda em Portugal bem mais caros que os mesmos discos à venda em França, na mesma FNAC (e com o mesmo IVA!).

Mas o exemplo mais chocante é o da IKEA:

- Para se implantar em Portugal aumentou os preços em relação aos praticados noutros países (onde a sua estratégia de implantação é exactamente a de preços muito baratos para um design moderno) e,ainda tendo a concorrência da Habitat (que em Portugal já praticava preços mais altos do que em França, p.ex.), comprou a Habitat Portugal e baixou-lhe drásticamente os preços, questão de ficar com o prestígio de marca cara, logo apetecível, e mandar a Habitat para o desprestígio de marca popularucha, ao alcance de qualquer bolsa!...

Mas já a Zara não teve que aumentar os preços, pouco depois de abrir as primeiras lojas em Portugal, para se manter concorrencial e apetecível ao público? As máquinas fotográficas não são bem mais baratas nos Office Centers do que nas FNACs e as pessoas não preferem comprar na FNAC, que é mais prestigiante?

Em tempos, numa Francesice para a Antena 3, contei a história da turista portuguesa que entrou numa loja parisiense a perguntar o preço de uma camisola que estava na montra. A empregada disse-lhe o preço e acrescentou, numa honestidade a que nós não estamos habituados, que era cara, que tinha mais barato (pressupondo que para a mesma qualidade ou superior); não é que a portuguesa levou aquilo como um insulto pessoal, como uma insinuação de que não teria posses para comprar a camisola, e desatou aos berros, dizendo que tinha dinheiro para comprar a camisola, as camisolas todas da loja, a própria loja!...

É esta a nossa mentalidade, e enquanto continuar a ser continuaremos a levar com os preços mais caros da Europa (para salários três e quatro vezes mais baixos)!

Abraços Adolfo LC"

 

ESTE BLOG FOI OPTIMIZADO PARA VISUALIZAÇÃO EM 1024X768 Pixels em Google -Chrome,ver. 24.0.1312.57 m ©COPYRIGHT© de Júlio Vaz de Carvalho. ©COISAS 2004-2025, é um WEBBOLG da responsabilidade do seu autor, o seu conteúdo pode ser reproduzido sempre que referidas as fontes e autores. Todos os textos, notícias, etc., que sejam da responsabilidade de terceiros, pessoais ou institucionais,serão devidamente identificados, sempre que possí­vel, bem como serão referidos os locais a partir dos quais poderão ser consultados no contexto original.Todos os trabalhos publicados por colaboradores do blog, podem ser copiados e divulgados, sempre que seja indicada a sua origem, não carecendo de autorização dos mesmos, caso aqueles assim o manifestem. COISAS é um Blog QUASE APOLíTICO e não se rege por ideias pré-concebidas unicamente apoiando causas de reconhecido interesse para a Humanidade, sempre que elas sejam isentas e objecto de reconhecimento universal, que vão desde a luta contra os cocós dos Lu-Lus a minar os passeios e portas de casas à legítima pretenção de ver restaurada a Monarquia em Portugal. Sejam bem vindos e Bem Haja por estarem aqui.

Who Links Here