quarta-feira, fevereiro 9

Morreu Jimmy Smith

MÚSICA DE LUTO

2005-02-09 - 22:00:00



Morreu Jimmy Smith

O organista Jimmy Smith, pioneiro de uma profunda alteração no som do jazz ao popularizar o tom eléctrico do seu órgão Hammond B-3, morreu esta quarta-feira, na sua residência em Scottsdale, Arizona, EUA. Tinha 79 anos de idade.

A morte deste ícone do jazz foi anunciada pela sua editora discográfica, a Concord, segundo a qual Jimmy Smith morreu de causas naturais.

Nascido em Norristown, Pennsylvania, a 8 de Dezembro de 1925, Smith inaugurou uma nova era no jazz com o seu órgão Hammod B-3, no final dos anos 50 e princípio dos 60, revestindo também os blues, o R & B, o bebop e até o gospel com uma nova roupagem que acabou por ser rotulada de "soul jazz", um discurso musical que fundou e que teve imitadores e seguidores.

"Quem quer que seja que toque órgão é um descendente directo de Jimmy Smith", afirmou, ainda o ano passado, o organista de jazz Joey DeFrancesco. De acordo com o mesmo músico, Jimmy Smith foi um pioneiro musical que já fazia nos anos 1956 e 1957 experiências semelhantes àquelas com que John Coltrane revolucionou o jazz na década de 60.

A síntese pode ser encontrada nas palavras escritas por Gene Seymour em "Oxford Companion to Jazz". E citamos: "Apesar de não ter sido o primeiro a levar o órgão eléctrico para o jazz, Jimmy Smith deu ao instrumento o poder expressivo que Coleman Hawkins e Charlie Parker deram aos seus respectivos saxofones".

A música está de luto...

fonte: correiodamanha, ed. on-line

Sem comentários:

 

ESTE BLOG FOI OPTIMIZADO PARA VISUALIZAÇÃO EM 1024X768 Pixels em Google -Chrome,ver. 24.0.1312.57 m ©COPYRIGHT© de Júlio Vaz de Carvalho. ©COISAS 2004-2022, é um WEBBOLG da responsabilidade do seu autor, o seu conteúdo pode ser reproduzido, sempre que referidas as fontes e autores. Todos os textos, notícias, etc., que sejam da responsabilidade de terceiros (pessoais ou institucionais,serão devidamente identificados, sempre que possí­vel, bem como serão referidos os locais a partir dos quais poderão ser consultados no contexto original.Todos os trabalhos publicados por colaboradores do blog,podem ser copiados e divulgados, sempre que seja indicada a sua origem, não carecendo de autorização dos mesmos, caso aqueles assim o manifestem. COISAS é um Blog quase APOLíTICO e não se rege por ideias pré-concebidas unicamente apoiando causas de reconhecido interesse para a Humanidade, sempre que elas sejam isentas e objecto de reconhecimento universal que vão desde a luta contra os cocós dos Lu-Lus a minar os passeios à legítima pretenção de ver restaurada a Monarquia em Portugal.

Who Links Here