sábado, novembro 13

ACERCA DE BRUXAS


(...)Bruxaria é a utilização, com intenção maligna, de poderes sobrenaturais por meio de ritos mágicos e com o fim de causar maleficio a certas pessoas, assim como benefïcios a seus praticantes. O fenómeno existe desde os tempos pré históricos.(...)

Elaine de Astolat explica:



Muita coisa tem sido dita sobre a Bruxaria; muita confusão tem envolvido esta temática, chegando inclusive a confundi-la com o Satanismo, que é um culto Anti Cristão.

Mas, afinal, o que é Bruxaria?

A Bruxaria é apenas e somente uma religião pagã, de origem xamãnica, que busca o equilíbrio dos opostos e a harmonia entre o Homem e a Natureza.
Desde os primórdios da humanidade, o Homem temia o poder das forças da natureza. Estes “mistérios”, provenientes de algo muito além do seu alcance e do seu conhecimento, influenciaram a sua vida, conduzindo às primeiras crenças (remontando ao período Neolítico, as MADONAS NEGRAS foram a primeira demonstração da arte devocional).
Quando os Celtas invadiram a Europa, quase mil anos antes de Cristo, trazendo consigo as suas próprias tradições que se fundiram com as crenças locais existentes, propagaram nas através da sua rápida expansão, para muitas outras regiões, de onde se destaca Portugal, mantendo renovada a crença que remontava de há já milhares de anos.
A sociedade Celta era Matriarcal; homens e mulheres tinham os mesmo direitos. O culto da Grande Mãe e do Deus Comífero, como princípios criadores, predominaram nas regiões da Europa dominadas pelos Celtas, até ao aparecimento dos Romanos, que praticamente dizimaram estas tribos. Porém, em muitos lugares, e impondo se à Lei Romana, o culto da Grande Mãe continuou a ser praticado.
Foi somente mais tarde, na Idade Média, a com os adventos religiosos ocorridos na época, que a Bruxaria foi relegada às sombras, sob o domínio a pressão da Igreja Católica.
A Santa Inquisição, com o fim de servir os seus propósitos a numa tentativa desesperada a pouco inteligente de banir definitivamente as antigas crenças, converteu a imagem do Deus Cornífero numa figura controversa, relacionando-a ao Diabo, e a imagem da mulher como algo de impuro a pecaminoso.
Milhões de pessoas, na sua maioria mulheres, foram perseguidas e torturadas num extermínio que durou praticamente 4 séculos. A maior parte destas vítimas não eram Bruxas, mas sim pessoas com deficiências mentais e malformações físicas, alvo da suspeita alheia. Na sua grande maioria, eram mesmo pessoas normais, a quem o Clero, muito mais preocupado em acumular bens a poder do que a propagar a verdadeira mensagem de Deus, resolvia condenar.
Durante o tempo das fogueiras, o medo fez com que estas crenças permanecessem no anonimato, numa tentativa desesperada de salvaguardar vidas. Muitos dos conhecimentos passaram a ser transmitidos oralmente, por medida de segurança, e, assim, muito se perdeu.
Após todos estes séculos de tortura e condenação ao segredo absoluto, a Bruxaria volta a ressurgir com força, principalmente com a liberação da mulher e revalorização do feminino que permeou a viragem da década de 60 a 70.
Actualmente, homens a mulheres por todo o mundo retomam os antigos arquétipos da religião Pré Cristã como ferramenta de desenvolvimento pessoal a todos os níveis, buscando aliar a sabedoria dos nossos antepassados com o avanço tecnológico que presentemente vivemos.
Assim, a Bruxaria moderna, adaptada aos dias e hábitos do presente, e por muitos apelidada de Wicca, não abarca o conceito arbitrário do pecado original ou do mal absoluto bem como não pratica qualquer forma de magia "negra". não cultua o diabo, demónio ou qualquer entidade do mal.

A Bruxaria é pois uma religião de amor à vida, ecléctica, tendo como único lema: "Faz o que quiseres, sem prejudicar ninguém".

Elaine de Astolat, 1999, in “Lunae”

Nós não somos maus
Nós não prejudicamos ou seduzimos pessoas.
Não obrigamos ninguém a seguir as nossas crenças
Nem convertemos nlnguém.
E por favor, não nos tentem converter ...
Nós não somos perigosos.
Nós somos pessoas normais como todas as outras.
Temos famílias, empregos, esperanças e sonhos
Não somos dogmáticos
Nós não somos o que os outros pensam que somos
Nós somos reais.
Nós rimos, nós choramos.
Nós somos sérios.
Nós temos sentido de humor.
Mnguém precisa de ter medo de nós.
Nós somos muito mais semelhantes aos demaís do que se imagina...
Apenas necessitamos que nos déem o mesmo direito que damos aos outros

Viver em Paz, Amor e Harmonia !
(Autor desconhecido)

Posted by Hello

Sem comentários:

 

ESTE BLOG FOI OPTIMIZADO PARA VISUALIZAÇÃO EM 1024X768 Pixels em Google -Chrome,ver. 24.0.1312.57 m ©COPYRIGHT© de Júlio Vaz de Carvalho. ©COISAS 2004-2022, é um WEBBOLG da responsabilidade do seu autor, o seu conteúdo pode ser reproduzido, sempre que referidas as fontes e autores. Todos os textos, notícias, etc., que sejam da responsabilidade de terceiros (pessoais ou institucionais,serão devidamente identificados, sempre que possí­vel, bem como serão referidos os locais a partir dos quais poderão ser consultados no contexto original.Todos os trabalhos publicados por colaboradores do blog,podem ser copiados e divulgados, sempre que seja indicada a sua origem, não carecendo de autorização dos mesmos, caso aqueles assim o manifestem. COISAS é um Blog quase APOLíTICO e não se rege por ideias pré-concebidas unicamente apoiando causas de reconhecido interesse para a Humanidade, sempre que elas sejam isentas e objecto de reconhecimento universal que vão desde a luta contra os cocós dos Lu-Lus a minar os passeios à legítima pretenção de ver restaurada a Monarquia em Portugal.

Who Links Here